Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

O caos que se instaurou no Recife e a anomia

Sobre a greve da Polícia Militar

Publicado por LUCAS ALVES SILVA
há 10 anos

Recentemente temos vistos nos noticiários a descrição de eventos ocorridos na cidade de Recife, ante a greve dos policiais militares, eventos estes que beiram ao caos, verdadeiro estado de guerra, tais como arrombamentos à lojas, saqueamento de cargas, assaltos e etc.

Ora, estive vendo tais noticias e me perguntando, de quem a policia nos protege? Dos bandidos ou da própria população? É lamentável ver fotos e vídeos de pessoas que aparentam ser trabalhadores, estudantes, pessoas comuns rotuladas como "cidadão de bem" saqueando explicitamente as lojas e causando temor naqueles que não o fazem.

O caos que se instaurou no Recife e a Anomia

Perceba que não afirmo que todos são bandidos ou civis, ou que podemos fazer tal distinção simplesmente pelo modo de se vestir, pelo contrario, deve haver punição severa para os que cometem tais crimes, todavia vemos claramente que a certeza de impunidade incentiva até mesmo aqueles que nunca delinquíram.

Tais eventos me fazem refletir acerca da anomia social e suas consequências, a criminalidade oriunda da falta de controle do estado sob o povo, os ensinamentos do filósofo inglês da Idade Moderna Thomas Hobbes nunca tiveram tamanha comprovação, se não nos dias atuais, Hobbes dizia que o "Homem é o lobo do Homem''. No que ele chama de" Estado de Natureza ", os homens são perfeitamente iguais, desejam as mesmas coisas e têm as mesmas necessidades, o mesmo instinto de auto-preservação.

Por isso, o estado natural é conflito, É guerra, e por isso sugeria a existência de um contrato existente entre o povo, uma espécie de acordo coletivo, que faria o homem evoluir.

A quebra de tal contrato gera a epidêmica onda de criminalidade vivenciada em Recife ou seja a certeza de impunidade prevalece sobre valores morais e sociais, gerando o caos." O Homem é lobo do Homem " tal expressão nunca fez tanto sentido.

Lucas A. Silva

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações3
  • Seguidores9
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1124
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-caos-que-se-instaurou-no-recife-e-a-anomia/119524769

15 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Meu caro Lucas, a onda de terror que se espalhou em PE, com a greve da PM, não ficou restrita apenas à região metropolitana de Recife. Em Caruaru (maior cidade do interior) e região, o comércio fechou as portas, e algumas lojas também foram saqueadas. Algumas instituições de ensino também ficaram impossibilitadas de funcionar, devido ao caos generalizado.

E o cidadão de bem, por cautela, teve que ficar em casa, de portas fechadas, temendo ser assaltado, acaso saísse às ruas.

Infelizmente, ainda vai demorar muito tempo para sermos civilizados. E não estou falando apenas de NE, mas do Brasil como um todo, eis que, com a inovação tecnológica, podemos acompanhar o que acontece nos rincões mais longínquos do nosso país, em tempo real.

Vou dar outro exemplo de como o cidadão comum, não raro, perde o bom senso e pratica condutas ilícitas: basta um caminhão de mercadorias tombar, que a carga é, logo em seguida, saqueada. E justamente por pessoas tidas "do bem" . Infelizmente, por essas paragens, essa cena também é corriqueira.

Como pernambucano, estou morrendo de vergonha das últimas cenas protagonizadas no meu estado e divulgadas mundo afora. Primeiro, foi aquele episódio do torcedor que arremessou uma privada e atingiu o torcedor do time adversário, ceifando-lhe a vida. Agora, essa onda de arrastão durante a greve da polícia.

E pensar que vamos sediar uma copa do mundo... Vamos ser sinceros: será que estamos realmente preparados para um evento de tal magnitude?

O problema do povo brasileiro é de formação, de educação. Inclusive defendo a tese de que o dinheiro desviado da educação (e outras pastas), pelos inúmeros políticos que se alternaram no poder, ao longo dos anos, é o fator principal para essa onda de selvageria que temos acompanhado diuturnamente.

Como um dia alguém falou, e com bastante propriedade, "se educarmos a criança hoje, não será necessário punir o homem amanhã". Acredito que o caminho seja esse.

Enfim, viver hoje no Brasil, mesmo nas pequenas cidades do interior do país, outrora tão pacatas, tornou-se uma grande aventura.

A sensação que tenho é de medo, de insegurança (aproveito o ensejo para dizer que roubaram meu carro, há pouco mais de um mês). Queria muito queimar a língua, mas já estou começando a admitir que o Estado perdeu a "guerra" contra a bandidagem, pois até os cidadãos, tidos como pessoas de bem, estão contribuindo para aumentar as estatísticas dos crimes cometidos, no passado, somente por meliantes profissionais.

Que Jesus tenha piedade de nós! continuar lendo

Apenas que não houve caos, pelo menos não se considerarmos o real sentido desse termo, não o sentido que o comum das pessoas pode a ele dar. Um cidadão mediano saberá, contudo, distinguir entre o sentido da palavra e as situações replicadas pela mídia como se tivessem acontecido tudo em Recife ou por todo Pernambuco. Para além disso, as pessoas só ficaram nas casas porque foram induzidas pela mídia, a serviço do Estado, talvez para que mais pessoas não se sentissem impelidas a somarem-se aos que já acompanhavam alguns marginais. Caos? São Paulo está no caos? Rio? O Brasil todo? No senso comu sim, mas estamos falando de reconhecer um estado de coisas, não um Estado de Coisas. continuar lendo

Quero aproveitar o assunto para corrigir um velho ditado: A ocasião faz o ladrão.Não é verdade.A ocasião FAZ O ROUBO. O ladrão já existe... continuar lendo

Boa colocação hahaha! continuar lendo

Prezado Lucas, penso que é algo mais profundo a ser analisado. A falta de impunidade, os exemplos que temos visto em Brasília - falta de credibilidade com o Judiciário, os gastos com a Copa do Mundo e a carência em vários setores públicos, podem, todos juntos, ter gerado essa histeria coletiva.

Esse fato não pode ser esquecido e deve tornar-se tema nos centros acadêmicos de todo o País, através de vocês, grandes estudiosos. O estado de natureza proposto por Hobbes é muito diferente desse que vimos aqui em Recife. O daqui retrata um retrocesso aparente, mas que na verdade exige dos políticos o retorno público dos valores pagos a título de tributos.

A população sem saber como exigir e a quem pedir ajuda, está optando pelo vandalismo para que o mundo se volte, principalmente nesse momento de grande evento cultural, e dê atenção e pressione o Governo brasileiro a fazer seu papel dentro da comunidade humana.

Essa falta de políticos sérios, de exemplos como os que já existiu no País, mas que estão em extinção é o que mais assusta, pois deixa a sociedade sem um representante digno de confiança e credibilidade, fazendo com que a população vá às ruas fazer desordem. É o que chamo de "desorientação da desordem". Nada justifica, mas alguma explicação temos que tirar desse pedido de socorro!

Parabéns a todos os comentários realizados abaixo e a grande reflexão trazida pelo professor. continuar lendo

O estado de natureza proposto por Hobbes não é muito diferente do que vimos durante a greve, suas colocações com relação a falta de credibilidade com o Judiciário, os gastos com a Copa do Mundo e a carência em vários setores públicos são pertinentes, mas o Lucas simplesmente fez uma analogia ao estado de natureza de Hobbes com a falta de ordem e o estado de anomia gerado pela falta momentânea de um Estado soberano. A colocação do Lucas foi MUITO BOA. continuar lendo

Lucas, gostei muito da tua reflexão, mas o que aconteceu nesta greve da PM não aconteceu em tais proporções nas paralisações anteriores da corporação em PE. Creio que está ocorrendo uma inversão de valores na sociedade, um descredito da justiça e uma opressão do capitalismo. De certa forma, o contrato social foi perdido, mas pela falta de credibilidade na justiça pois os atos de justiceiros me levam a entender sob esse ângulo. Diria que a inversão de valores e a opressão do capitalismo são mais significativa para entender o vandalismo que se observou em Pernambuco nos últimos dias. Foram pessoas humildes buscando obter bens de consumo almejados que agiram em bando, tem um viés de inconsciente coletivo que de fato maculou a moral existente em cada um. continuar lendo